Hoje é dia do professor. Parabéns pelo seu dia! Neste dia tenho algo para dizer...
Tenho uma visão de Educação um pouco diferente: eu penso que a Educação é um jardim imenso, cheio de inúmeras plantas, borboletas, passarinhos e que o professor é um jardineiro que com muito zelo e amor prepara para o cultivo e a colheita. A sociedade e a escola têm passado por várias transformações, vários modelos e valores convivem diariamente nos dois contextos cabendo ao professor uma leitura e uma bagagem teórica sem precedentes.
O que é mais difícil de enfrentar no dia a dia escolar? O enfrentamento mais difícil no dia a dia escolar é desconhecer que homem contemporâneo (criança, jovem) possui uma visão muito diferente daquela visão e daquele contexto de quando foi formada a escola. Sabemos que a instituição-escola foi criada num contexto onde acredita-se que a ciência daria as respostas a todos os fenômenos e resolveria todos os problemas existentes. Acreditava-se no futuro, a visão teleológica impulsionava o conhecimento, hoje, na sociedade líquida o que importa é o agora, o consumo, o amanhã não o pertence. O entendimento desse processo mutacional gera ao mesmo tempo um conflito e um alívio.
Maiores detalhes me escrevam.
ResponderExcluirVocê é sempre muito querido aqui.
Hoje é dia do professor.
ResponderExcluirParabéns pelo seu dia!
Neste dia tenho algo para dizer...
Tenho uma visão de Educação um pouco diferente: eu penso que a Educação é um jardim imenso, cheio de inúmeras plantas, borboletas, passarinhos e que o professor é um jardineiro que com muito zelo e amor prepara para o cultivo e a colheita.
A sociedade e a escola têm passado por várias transformações, vários modelos e valores convivem diariamente nos dois contextos cabendo ao professor uma leitura e uma bagagem teórica sem precedentes.
O que é mais difícil de enfrentar no dia a dia escolar?
O enfrentamento mais difícil no dia a dia escolar é desconhecer que homem contemporâneo (criança, jovem) possui uma visão muito diferente daquela visão e daquele contexto de quando foi formada a escola. Sabemos que a instituição-escola foi criada num contexto onde acredita-se que a ciência daria as respostas a todos os fenômenos e resolveria todos os problemas existentes. Acreditava-se no futuro, a visão teleológica impulsionava o conhecimento, hoje, na sociedade líquida o que importa é o agora, o consumo, o amanhã não o pertence. O entendimento desse processo mutacional gera ao mesmo tempo um conflito e um alívio.